Embora possam ser utilizados virtualmente quaisquer tipo de sapatos para a pratica de danças de salão, os sapatos específicos são mais adequadas essencialmente por duas razões; os sapatos para danças de salão, ao contrário dos sapatos de sola em borracha possibilitam as manobras de mudança de direção e rotação das danças de salão, por possuírem solas macias, os sapatos de danças de salão são mais macios e flexíveis, facilitando o sentir do solo e alguns movimentos mais técnicos.

  • Tipo Sapatos
  • Os Saltos
  • Acomodação
  • Fashion VS Funtion

Tipo de Sapatos

De uma forma simplificada existem três tipos de sapatos para danças de salão:

Latinos
Os modelos latinos femininos, apresentam-se com a biqueira aberta e com um salto entre 2.5 cm e 7,2 cm, a altura mais comum dos saltos é 6 cm, no entanto poderemos ver saltos até 7 cm, os sapatos latinos são a escolha ideal para primeiro par de sapatos para danças de salão.

Sapatos Latinos Femininos

Os sapatos latinos masculinos apresentam um salto, designado por vezes como salto cubano, com cerca de 3,5 cm de altura, muitos homens apenas compram sapatos latinos em caso de competição, preferindo a utilização de sapatos mais baixos para praticar ou para as danças sociais.

Masculinos

Modernos

Os sapatos modernos femininos apresentam a biqueira fechada, e o salto está posicionado mais centralmente do que nos sapatos latinos para facilitar movimentos de recuo ou rotação.

Femininos

Os sapatos masculinos modernos são construídos no estilo Oxford com o calcanhar baixo, equivalente aos sapatos de vestir, os homens que decidem comprar apenas um par de sapatos optam pelos sapatos modernos ou standard.

Masculinos

De Treino

Os sapatos de treino, apresentam-se em diferentes variações de estilos sendo que os sapatos femininos tendem a parecer-se com os sapatos standard masculinos, com um salto de 4 cm.

Femininos

Masculinos

Os sapatos para treino masculinos apresentam-se "lavrados" para maior capacidade de respiração.

Sapatos tipo desporto

Os sapatos tipo desporto para danças de salão devem apresentar as solas cobertas com camurça, de forma a permitir os movimentos de rotação no solo.

Calçado dança tipo desporto

Os Saltos

Os saltos dos sapatos para danças de salão apresentam um leque muito variado de saltos, sendo que a altura standard masculina é inferior a 3 cm ao passo que a feminina varia muito sendo recomendado não ultrapassar os 7 cm em caso de praticantes recreacionais.

O seu ciclo biomecânico


Todas as pessoas possuem um ciclo biomecânico único, alguns são pronadores e outros supinadores. O calçado possui características que ajudam a compensar esses problemas. Os pronadores devem procurar sapatos com palmilhas substituíveis, permitindo colocar um par personalizado dentro.




Como posso determinar o meu ciclo biomecânico?

Acomodação

A acomodação será diferente de acordo não só com o gosto pessoal dos dançarinos mas igualmente de acordo com as exigências da dança; O calçado para danças de salão é praticamente todo fabricado em couro, o que significa que deve contar com o facto da pele ceder ligeiramente (embora se estiverem corretamente acomodados tal não acontecerá) O sapatos de treino devem ser escolhidos para utilizar de uma forma mais descontraída e folgada (sendo que o calçado deve ser acomodado semelhante à grande maioria do calçado desportivo) alguns dançarinos tendem a gostar do calçado mais justo ao pé, especialmente para se conseguir executar movimentos mais técnicos.

Fashion Vs Function:

Na dança é muito comum existir uma procura do look adequado para melhor efeito dramático é igualmente comum dar pouca importância ao calçado, sendo o calçado o contacto com o solo, a escolha adequada poderá significar a diferença entre uma melhor ou pior performance.

Generalidades

Os saltos dos sapatos femininos tendem a gastar-se com o uso, pelo que é comum a utilização de protetores em plástico ou camurça.

Os sapatos masculinos apresentam-se quase exclusivamente em preto (embora também possam existir noutras cores ou em preto com outra cor), a escolha de sapatos femininos para dança recreacional costuma ser igualmente maioritariamente em preto, em competição é normal verem-se sapatos escolhidos de forma a combinar com a cor do vestido ou cor de pele de forma a alongar as linhas das pernas.

Cuidado

Os sapatos feitos em peles acamurçadas devem ser protegidos com spray impermeabilizante antes da primeira utilização para evitar manchas.

 

Share/Bookmark