O objetivo deste texto não é discutir as diferentes variedades e estilos de danças, simplesmente apresentar uma série de conselhos para a escolha do calçado mais adequado para a sua prática.

Para escolher corretamente sapatos para dança; hip hop/ House, Rave/Hardstyle e Dança Jazz deve ter em conta os seguintes fatores:

  • Tipo de dança
  • Acomodação
  • Fashion VS Funtion

Tipo de dança

Hip-Hop/House

O Hip hop e o House são danças com origem na rua, com o passar dos anos foram evoluindo agregando diferentes estilos e ramificando-se em diferentes variações que no entanto podem ser englobadas em dois grandes grupos;

Steet Dance

No estilo street o mais importante é o sentimento a improvisação e a originalidade, pelo que quem dança na rua prefere escolher calçado de rua tipo desportivo, como por exemplo o calçado para basquetebol, casual, old skool ou skate. É preciso notar que para dançar qualquer estilo de hip hop o calçado deve obedecer a uma série de critérios como serem estáveis, possuírem capacidade de flexão ou facilitarem movimentos de rotação.

Calçado tipo old skool

Stúdio, New Style, ou L.A. Style

O New Stye é uma interpretação mais ensaiada e programada do hip hop, que poderá incluir calçado específico para dança, permitindo movimentos mais estilizados: É muito frequente a utilização de calçado tipo dança jazz para esta vertente do hip hop, por permitir maior amplitude de movimentos ou movimentos mais técnicos como pontas.

Calçado tipo hip hop new style

Calçado tipo dança Jazz

Rave Dance/Hard Style

Os estilos de danças denominadas globalmente por rave dance incluem muitos estilos de danças que em comum têm o facto de serem danças de rua que evoluíram e se expandiram em eventos rave.

Jumpstyle, Hakken, X-outing, Footwork,Tecktonik, etc

Os estilos Jumpstyle, Hakken, X-outing e Footwork são vigorosos exigindo muito do calçado, sendo adequado procurar sapatos com formatos direitos que oferecem muita estabilidade e com solas intermédias, aumentando o amortecimento de impactos. Ao mesmo tempo as constantes mudanças de direção exigem sapatos que ofereçam apoio no tornozelo e facilitem os movimentos de rotação, por essa razão as melhores escolhas estarão entre o calçado para desportos de court (quadricula, como por exemplo: basquetebol, ténis ou andebol), é igualmente comum a utilização de calçado tipo skate.

Sapatos tipo court

 

Melbourne Shuffle; Waving

O calçado para Shuffle e waving deve possuir a sola plana, os "sufllers" procuram que as solas do calçado sejam pouco aderentes ao chão, é comum colar fita tipo "Duct Tape" ou fitas para embalagens tipo cartão canelado nas solas dos sapatos para que estas deslizem melhor, é igualmente prática dos shufflers colocar pó de talco, sal ou molhar o solo com o mesmo objetivo. Não sendo uma variante que provoque muitos impactos as solas tendem a ser mais finas (até porque facilitam os movimentos da dança).

Sapatos com sola plana

Jazz

A dança Jazz moderna é influenciada por outras danças como o ballet e o hip hop, tornando-se necessário calçado que permita a realização de alguns movimentos mais técnicos como; piruettes, fouettés ou pontas. A escolha de calçado para jazz é muito ampla, variando entre bota, sapato, com sola separada ou inteira. O tipo de sola dos sapatos depende do tipo de superfície onde serão utilizados:

Solas em borracha; Ideais para superfícies duras como cimento ou madeira não tratada, oferecendo maior tracção e estabilidade.

Calçado Jazz sola Borracha

Solas em camurça; Facilitam os movimentos em superfícies mais plásticas, como linóleo, permitindo ao mesmo tempo movimentos de deslizamento.

Bota Jazz sola camurça

Sapatos para dança tipo desporto; Utilizados em diferentes variedades de dança moderna, oferecem o conforto, apoio, e amortecimento de impactos do calçado desportivo moderno com a flexibilidade e capacidade de resposta semelhantes ao calçado de jazz.

Calçado dança tipo desporto

O seu ciclo biomecânico


Todas as pessoas possuem um ciclo biomecânico único, alguns são pronadores e outros supinadores. O calçado possui características que ajudam a compensar esses problemas. Os pronadores devem procurar sapatos com palmilhas substituíveis, permitindo colocar um par personalizado dentro.




Como posso determinar o meu ciclo biomecânico?

Acomodação

A acomodação será diferente de acordo não só com o gosto pessoal do performer mas igualmente de acordo com as exigências da dança; O hip hop ou o house são conhecidos por serem estilos nos quais a roupa e calçado são utilizados de uma forma mais descontraída e folgada (sendo que o calçado deve ser acomodado semelhante à grande maioria do calçado desportivo) a variante new style exige por outro lado que o calçado seja utilizado mais justo ao pé, especialmente para se conseguir executar movimentos mais técnicos como por exemplo pontas.

Fashion Vs Function:

Na dança é muito comum existir uma procura do look adequado especialmente em casos de grupos de dança onde para melhor efeito dramático existe a preocupação de todos os membros vestirem exatamente igual, no entanto é igualmente comum dar pouca importância ao calçado, sendo o calçado o contacto com o solo, a escolha adequada poderá significar a diferença entre uma melhor ou pior performance.

 

Share/Bookmark