Dor no calcanhar

 

Cada quilometro que caminha provoca 60 toneladas do stress sobre cada pé. Os seus pés conseguem aguentar cargas elevadas, mas demasiado esforço empurra-os para lá dos seus limites. Quando caminha em superfícies duras, pratica desporto ou usa sapatos  que irritam os tecidos sensíveis dos pés, pode desenvolver dores no calcanhar, este é o problema  mais comum que afeta o pé e o tornozelo. Um calcanhar dorido cura-se por si próprio sem cirurgia ou outro cuidado, se lhe der bastante descanso. No entanto, muitas pessoas tentam ignorar os sinais e a dor do calcanhar, mantendo  as atividades que são a sua causa. Quando se continua a esforçar um calcanhar dorido, simplesmente piorará a situação, podendo se transformar o problema em lesão crónica, o que conduz a mais problemas. A cirurgia raramente é necessária.

Avaliação e tratamento A dor no calcanhar pode ter muitas causas. Se o seu calcanhar apresenta dor, procure de imediato o seu médico para que este determine a razão e comece o tratamento. Diga-lhe exatamente onde sente a dor e à quanto tempo. O seu médico examinará o calcanhar. Este poderá pedir-lhe que caminhe, que se coloque de pé ou para fazer outros testes físicos que o ajudam a  localizar a causa da dor. A dor do calcanhar pode dividir-se em dois grandes grupos: dor abaixo do calcanhar e dor atrás do calcanhar.

Dor abaixo do calcanhar Se a dor se localiza sob seu calcanhar,  pode ter um ou mais problemas que inflame os tecidos no fundo do pé:

  • Contusão: Quando se pisa um objeto duro tal como uma rocha ou uma pedra, podemos ferir a almofada de gordura do calcanhar. A contusão pode ou não pode apresentar-se avermelhada. A dor abranda gradualmente com descanso.
  • Fascite/fasceíte Plantar : Correr ou saltar em excesso podem inflamar a faixa de tecido (fascia) que conecta o osso do calcanhar à base dos dedos do pé. A dor centra-se sob o calcanhar e pode ser suave no início mas aumentar após descansar durante a noite. Pode necessitar fazer exercícios especiais, tomar medicamentos para reduzir o inchaço e utilizar uma talonete no calçado..
  • Esporão do calcanhar: a fascite/fasceíte plantar pode evoluir, surgindo um esporão (depósito do cálcio) onde a faixa de tecido da fascia conecta ao calcanhar. O seu médico poderá pedir um raio X para ver a saliência óssea, que pode variar em tamanho. O tratamento é geralmente o mesmo que para a fascite plantar: descansar até que a dor desapareça, fazer exercícios especiais de alongamento e utilizar talonete no calçado.

Dor atrás do calcanhar Se a dor se localizar atrás do calcanhar, poderá tratar-se de uma inflamação na zona onde o tendão de Aquiles liga ao osso do calcanhar como a bursite retrocalcaneal ou Bursite anterior do tendão de Aquiles em crianças é comum a Doença de Sever/Osteocondrose do Calcâneo/Apofisite do Calcâneo.

Frequentemente estes problemas aparecem relacionado com o excesso de corrida, desequilíbrios biomecânicos, como a pronação excessiva ou devido à fricção excessiva provocada por calçado demasiado justo no calcanhar. A dor pode aumentar gradualmente com o tempo, fazendo com que a pele endureça, avermelhe e inche. Pode desenvolver uma petuberância no calcanhar que se apresenta macia e morna ao toque. A dor aumenta quando  começa  uma atividade após descanso. Com frequência magoa  demasiado para permitir o uso de sapatos normais. Pode ser necessário um raio X para confirmar a existência de um esporão do calcanhar. O tratamento inclui descansar das atividades que causaram o problema, fazendo exercícios de alongamento , administração de medicação adequada e a utilização de calçado aberto atrás.

  • O seu médico poderá recomendar-lhe:

  •  O uso de um talonete.

  • Alongamentos do tendão de Aquiles inclinando-se para a frente de encontro a uma parede com seu pé apoiado no solo e o calcanhar elevado.

  • O uso medicamentos anti-inflamatorios para a dor e o inchaço.

  • A colocação o gelo no calcanhar para reduzir a inflamação.

Outras lesões ou problemas do tornozelo e calcanhar

Mais:

Talalgia

Clique para outras vistas do pé.
Vista Frontal (antepé) Vista Dorsal (medio pé) Vista tornozelo (retropé) Vista lateral Vista Plantar

Este material foi desenvolvido pela academia americana de cirurgiões ortopédicos  - www.aaos.org

Informação legal

Share/Bookmark