Neuroma de Morton

é

Em Resumo

Neuroma de morton

Causa sintomas: o neuroma de morton é uma dor localizada no nervo interdigital (entre os metatarsos e os dedos) devido ao contacto entre o nervo e as cabeças dos metatarsos, causando dor frequentemente. o indivíduo tem que se sentar, tirar o sapato e massajar a polpa do pé para obter alívio. a localização mais frequente é entre o terceiro e o quarto dedo. Podendo a utilização ortótoses para amortecimento metatársico ser utilizada por pessoas com este problema.

Necessidades em calçado: este problema pode ser agravado por calçado demasiado estreito.

Se por vezes sentir que  "Está a caminhar encima de um berlinde,"  e  tem uma dor persistente na base de seu pé (polpa), pode ter uma doença chamada neuroma de Morton.

Definição do neuroma de Morton

Um neuroma é um tumor benigno de um nervo. O neuroma de Morton não é realmente um tumor, mas o engrossar do tecido que envolve o nervo digital que percorre aos dedos do pé. Ocorre enquanto o nervo passa sob o ligamento que conecta os ossos do dedo do pé (metatarsos) no ante pé. O neuroma de Morton forma-se  mais frequentemente entre o terceiro e quarto dedos do pé, geralmente em resposta à irritação, ao trauma ou à pressão excessiva. A incidência do neuroma de Morton é 8 a 10 vezes maior nas mulheres do que nos homens.

Sintomas do neuroma de Morton:

  • Normalmente, não há nenhum sinal externo, tal como uma protuberância, porque este não é realmente um tumor.

  • Dor ardente na polpa do pé que pode espalhar-se aos dedos do pé. A dor intensifica-se geralmente com actividade ou com o uso de sapatos. A dor de noite é rara.

  • Pode também haver um "formigueiro" ou perda de sensibilidade nos dedos do pé..

Os corredores podem sentir a dor enquanto partem de blocos de saída. Os sapatos de salto alto, podem também agravar o problema. Os sapatos apertadas, estreitos  também  agravam este problema comprimindo os ossos do dedo do pé e comprimindo o nervo.

Diagnóstico e tratamento do neuroma de Morton Durante o exame, o seu médico procurará uma massa palpável ou um "clique" entre os ossos. Ou aplicará pressão sobre os espaços entre os ossos dos dedos, tentando replicar a dor e procurando calos ou evidência de fracturas de esforço nos ossos que puderam ser a causa da dor. Raios X podem ser requeridos para excluir a possibilidade de se tratar de uma fractura de stress ou de um artrose das articulações dos dedos do pé. As terapias iniciais são  relativamente simples. Podem envolver um ou mais dos seguintes tratamentos:

  • Mudanças no calçado. Evite os saltos elevados ou sapatos apertados,  utilize sapatos mais largos com saltos mais baixos e uma sola macia. Isto permite aos ossos  estenderem-se  e pode reduzir a pressão no nervo, dando lhe tempo para curar.

  • Ortótoses. As palmilhas ortopédicas ajudam também aliviar a irritação levantando e separando os ossos, reduzindo a pressão no nervo.

  • Injecção. Uma ou o mais injecções de um medicamento para reduzir o inchaço e a inflamação do nervo.

Diversos estudos mostraram que uma combinação de sapatos mais espaçosos, mais confortáveis, medicamentos anti inflamatórios, e as ortótoses feitas sob medida do pé opferecem alivio a 80 por cento das pessoas que sofria de neuroma de Morton. Se o tratamento tradicional não aliviar os sintomas, o seu ortopedista poderá apresentar opções cirúrgicas de tratamento . A cirurgia pode lancetar uma pequena parcela do nervo ou libertar o tecido em torno do nervo, e envolve geralmente um período curto da recuperação. 

Clique para outras vistas do pé


Este material foi desenvolvido pela academia americana de cirurgiões ortopédicos  - www.aaos.org

Informação legal

Share/Bookmark